Prefeitura de Arcos leva atendimento médico à zona rural

• Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2020

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: Reprodução

A Atenção Primária é a porta de entrada do SUS e aborda os problemas mais comuns na comunidade, oferecendo serviços de prevenção, cura e reabilitação para maximizar a saúde e o bem-estar. E faz três meses que a Prefeitura de Arcos leva este tipo de atendimento aos moradores da comunidade do Sobradinho, onde a demanda já se faz presente. Uma vez no mês, durante o dia todo, a equipe - formada por médico, enfermeira e agentes - é destacada para a localidade em questão.

Dados apontam que as comunidades rurais em Arcos reúnem, aproximadamente, 20% dos 40 mil habitantes do município, são dispersas e ficam longe da área urbana, onde se concentram os equipamentos de saúde.

O Diretor de Atenção Básica, Robson Araújo de Andrade conta que a intenção é ampliar o serviço para outras comunidades rurais. “A demanda no Sobradinho já estava grande. Estamos atendendo a um pedido justo dos moradores de lá que, geralmente, encontram dificuldade de deslocamento até os PSF’s da cidade”, disse.

O Secretário Municipal de Saúde, João Júlio Cardoso, acrescenta que a ação realizada faz parte do plano de melhorias da saúde, e que busca levar atendimento de qualidade a todos os cantos do município. “É mais um compromisso do Governo de Arcos que está sendo cumprido. O setor de Saúde de Arcos é referência para todo o Estado, onde investimos mais do que o previsto em Lei. Problemas para serem resolvidos? Claro que temos, e sempre vamos ter, mas enfrentamos e apresentamos a pronta solução; temos nos esforçado para o bem da população!”.

Opinião do médico

O médico Luiz Fernando Correia e Silva, que atende na comunidade do Sobradinho, relata que é de suma importância esse atendimento. “O público da zona rural tem várias peculiaridades que refletem na sua saúde. O tipo e a carga de trabalho, a exposição aos riscos ambientais e laborais, a dificuldade em se ter acesso a alguns tipos de alimentos específicos, a grande distância ao Posto de Saúde e ao hospital. Públicos especiais necessitam de atenção especial. E este atendimento é uma forma de dar esta atenção. Os problemas são resolvidos com mais rapidez e sem que comprometa as suas atividades. Além do atendimento também fazemos a entrega de medicamentos e até a aplicação no local, quando necessário”.

A Saúde em Arcos

Números da Saúde em Arcos, nos 03 últimos anos