‘Janeiro Branco’: Profissionais do PSF Santo Antônio orientam usuários sobre cuidados com a mente

• Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2020

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: AssCom/PSF Santo Antônio

Nesta segunda-feira, 20, no período da manhã, o PSF Santo Antônio, através da enfermeira Renata Frias e da psicóloga Eliza Garcia, realizou uma sala de espera (junto aos pacientes presentes) para enfatizar o tema do mês ‘Janeiro Branco’, que traz consigo o slogan: QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA.

O objetivo desta campanha é conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobias são alguns exemplos dos transtornos que englobam a saúde mental, e que precisam ser cuidados seriamente.

O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento. No entanto, a maioria das pessoas possuem problemas emocionais, e o melhor caminho para resolvê-los é por meio de terapia. O autoconhecimento sobre o tema supracitado, pode evitar muitos males, além de cooperar para uma socialização mais saudável.

“Agradecemos a todos os que estavam presentes, pela atenção e carinho durante a nossa conversa. Nós do PSF Santo Antônio estamos atentos para todas as campanhas do calendário da saúde, e levamos sempre as melhores informações para os nossos atendidos”, disse a enfermeira Renata.

Entenda Mais

Essa campanha de conscientização foi criada em 2014 por psicólogos, onde pretende por meio de palestras e ações diretas, quebrar tabus sobre a necessidade irrestrita de terapia e partilhar informações sobre os principais transtornos. Além disso, ajuda a divulgar locais de tratamento gratuito. E apesar de ser voltado para todos, os jovens são o principal foco desse trabalho, visto que o número de casos de suicídio, síndrome de pânico e ansiedade vem crescendo ano após ano nessa faixa etária. Não é por acaso que janeiro foi escolhido como o mês para tratar questões emocionais e mentais.

A virada do ano é sempre um momento de muitas expectativas e, consequentemente, de grande ansiedade. O início de um novo ano sempre vem carregado de metas e planos que podem ou não serem concretizados. Portanto, saber lidar com essas emoções é de extrema importância.

Mesmo sendo difícil, é preciso saber enfrentar frustrações, desânimo, desespero, etc. Do contrário essas emoções podem desencadear crises e agravar alguma condição psicológica. Por isso é recomendável estar atento a certos sintomas, como:

*Falta de ar

*Tontura

*Aumento dos batimentos cardíacos

*Dor de cabeça constante

*Medo extremo

*Medo por dias seguidos

*Nervosismo sem motivos aparente.

Estes e outros sinais podem apontar para algum problema psicológico. Portanto, não deixe de procurar um profissional para tratar desses distúrbios. Ninguém está livre de ter sua saúde mental afetada, e todos temos traumas ou dificuldades de relacionamento que precisam somente de uma orientação especializada. E a melhor forma de alcançar o autoconhecimento e estar bem consigo mesmo é por meio de terapia.