Gruta da Cazanga tem grande importância cultural para a cidade de Arcos

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Aender.m.f e Assscom Prefeitura de Arcos

Tombada pelo decreto nº 3182/2009, a Gruta da Cazanga, localizada em Arcos/MG, é muito visitada por turistas de todo o Brasil. Uma das riquezas da cidade calcário, a Gruta tem na sua entrada uma pintura rupestre da pré-história, um local rico em história e que é considerada um patrimônio arqueológico, com sua beleza natureza, um convite aos amantes do segmento.

Segundo dados levantados, a exploração desse patrimônio espeleológico teve início a partir do século XIX, quando algumas cavernas da região foram objeto de expressiva exploração de salitre para a fabricação de pólvora. Entre estas, a conhecida como Gruta Cazanga (ou Loca Grande de Arcos) foi objeto de estudo do naturalista alemão Wilhelm Ludwig Von Eschewege, em 1816.

Contratado pela coroa portuguesa para avaliar o potencial minerário do país, Eschewege foi responsável pelo primeiro registro detalhado de uma caverna na região, bem como autor das primeiras descobertas arqueológicas e paleontológicas locais.

Abaixo, segue o trecho transcrito de uma das obras do referido naturalista: “Sua altura e largura variam de 15 a 20 palmos; e seu comprimento, 286 passos. A gruta, como um longo corredor, alarga-se no fim, dando lugar a um amplo salão de 40 palmos. A gruta se divide [...] em 2 corredores principais [...] um dos corredores, que se estende em abóbada cerca de 60 passos, é fechado por uma massa de estalagmites [...] O outro corredor, de 50 passos de comprimento, se fecha em gruta”.

É importantíssimo os cuidados de todos os visitantes com a manutenção da limpeza e conservação do local. Patrimônio público é para ser preservado, é cultura, é história!