Funcionários do Setor de Obras passam por capacitação NR-10

O curso capacitatório é destinado aos servidores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade

• Segunda-Feira, 09 de setembro de 2019
  • Obras

No início do mês de setembro, os funcionários do Setor de Obras da Prefeitura Municipal de Arcos receberam uma importante capacitação de segurança em instalações e serviços em eletricidade, seguindo a cartilha da Norma Regulamentadora NR-10, que determina requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos.

Ministrada pelos profissionais da SEGFOR, a capacitação elucidou vários pontos que vão garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, principalmente aos funcionários recém-chegados ao setor.

Para o servidor Roberto Carlos da Silva ‘Robertinho’, que participou do curso, iniciativas como essa só acrescentam na vida profissional do funcionário. “Eu acho que tudo que é aprendizado tem que ser aproveitado ao máximo. A gente nunca perde por querer aprender mais e mais. Fiquei satisfeito por nos concederem esse tipo de especialização”, disse.

Algumas observações importantes da NR 10 com relação aos projetos de instalações elétricas:

*Especificar os dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização;

*Na medida do possível, prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito;

*Considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes e as influências externas, quando da operação e da realização de serviços de construção e manutenção;

*Definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade;

*Prever condições para a adoção de aterramento temporário;

*Ficar à disposição dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado.

FOTOS