Centenas de famílias recebem o KIT Solidário das escolas e creches municipais

No mês de junto, 412 famílias foram beneficiadas com os gêneros alimentícios

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Secretaria Municipal de Educação

Preocupada com a segurança alimentar das crianças matriculadas nas escolas e creches municipais de Arcos, e considerando que muitas delas fazem suas principais refeições no ambiente escolar, a Prefeitura de Arcos optou, desde o início da pandemia da COVID 19, por distribuir os gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do Programa Nacional da Alimentação (PNAE) às famílias dos estudantes. Todas as ações foram planejadas e estão sendo executadas em conformidade com a recente Resolução nº 02, de 09 de abril de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Quinzenalmente são montados, nas próprias escolas e creches, kits de frutas, que são distribuídos aos pais ou responsáveis de todos os alunos matriculados. Já os kits de verduras e legumes são distribuídos somente às famílias em insegurança alimentar, que também são beneficiadas mensalmente com o “kit solidário”, composto por gêneros alimentícios não perecíveis, como arroz, feijão, óleo de soja, macarrão, leite integral, dentre outros itens.

Para a nutricionista Elaine Teixeira Romano, responsável técnica pela merenda escolar, é imprescindível ressaltar que a quantidade per capita de cada alimento que compõe o kit (seja ele de frutas, verduras e legumes ou de gêneros não perecíveis) é calculada levando em consideração a faixa etária e o período que o aluno estaria na escola ou creche, conforme as exigências da legislação do PNAE (Lei 11.947/2009, Resolução 26/2013, Resolução 06/2020, do FNDE, dentre outras). É considerado também, segundo a nutricionista, o valor repassado pelo FNDE para compra da alimentação escolar, (R$ 0,53/dia letivo por aluno da pré-escola e R$ 0,36/dia letivo por aluno do ensino fundamental e médio). “Diante dessas particularidades, a gestão municipal decidiu por não distribuir os kits de verduras e legumes e o kit solidário a todas as famílias de alunos, pois nesse caso, as quantidades doadas de cada alimento teriam de ser muito fracionadas e seria insignificante o que cada criança receberia, não atendendo assim as necessidades imediatas das famílias em maior insegurança alimentar”. Explica a profissional de nutrição.

De acordo com a nutricionista Aline Leda de Oliveira, que também faz parte da equipe da merenda escolar, a Prefeitura de Arcos sempre complementa os investimentos na alimentação servida nas escolas e creches, tendo em vista que a verba repassada pelo FNDE, levando em consideração o valor por criança, é irrisória. “Nossa merenda escolar é de excelente qualidade, nutritiva e muito farta, mas quando fracionada é aparentemente pequena. Ao tentar dividir os itens da merenda escolar para que cada aluno leve para casa, parece que leva-se pouco, mas a verdade é que a merenda é servida em porções, já picadas e cozidas, e como mandaríamos tantas porções fracionadas paras as famílias? Está sendo muito desafiante essa entrega de gêneros alimentícios, mas estamos trabalhando com muita seriedade para ajudarmos a todos, em especial aqueles que estão com mais dificuldades para terem acesso a alimentação de qualidade,” afirma a nutricionista.