Halph Carvalho

Halph Carvalho de Oliveira

Nasceu em 14 de março de 1985. É jornalista, graduado em Comunicação Social pela PUC Minas/Arcos, pós-graduado com MBA em Gestão da Comunicação Integrada pela Faculdade Pitágoras/Divinópolis, mestrando em Administração pela Faculdade Campo Limpo Paulista/SP e professor de Filosofia na Escola Técnica de Formação Gerencial/Sebrae.

Trabalhou em vários veículos de comunicação, como o Portal Arcos, Jornal Correio Centro, TV Oeste, Revista Apar; foi assessor de Comunicação do Colégio INPA. Lecionou em três escolas Vila Boa Vista, Yolanda Jovino Vaz e Berenice de Magalhaes Pinto, onde aprendeu imensamente com toda a comunidade escolar.

Atua como membro da Renovação Carismática Católica (RCC) há 18 anos, mais especificamente no Ministério de Pregação. Foi coordenador do movimento em Arcos, no período de 2006 a 2009 e muito contribuiu para a multiplicação dos grupos de oração e o crescimento da Renovação Carismática na cidade.

No período de 2006/2007, Halph Carvalho também esteve à frente da coordenação estadual do Ministério Universidades Renovadas (MUR), da Renovação Carismática Católica do Estado de Minas Gerais. Nessa ocasião, Halph abriu frentes de missão junto aos profissionais e universitários carismáticos em todos os cantos do Estado, visitando Grupos de Oração Universitários em dezenas de faculdades e universidades de Minas Gerais.

No período de 2009 a 2012 coordenou a Renovação Carismática Católica em toda a Diocese de Luz. Em Arcos, Halph sempre ajudou na liturgia e coordenou o Conselho Paroquial de Evangelização (CPE), na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e, após a criação da Paróquia São Cristóvão, no bairro Jardim Bela Vista, passou sua militância para a nova paróquia, assumindo as mesmas funções de coordenador do CPE e ajudante na liturgia.

Halph Carvalho ingressou na política em 2007, quando se filiou no Partido Verde (PV). Em 2010, tornou-se o Presidente do PV Jovem de Arcos e realizou diversas ações de conscientização política e ambiental junto à juventude arcoense. Em 2012 candidatou-se pela primeira vez a vereador e foi eleito com 476 votos.

Em 2013, no primeiro ano de mandato como vereador, Halph Carvalho foi Presidente da Câmara Municipal de Arcos, se destacando pela implantação de diversos projetos que têm como objetivo dar transparência aos atos parlamentares e aproximar a população dos debates da casa legislativa, como: Projeto Transparência Legislativa; Câmara Itinerante; Centro de Atendimento ao Cidadão; Acesso à Informação; Portal Transparência; Site; Mídias Sociais; TV Câmara e rádio com transmissão ao vivo das reuniões ordinárias e extraordinárias; entre outros.

Em 2014, Halph Carvalho se candidatou a deputado estadual e obteve cerca de 60 % dos votos válidos de Arcos, quase seis mil votos. A convite do deputado federal Eros Biondini, seu amigo de missão na Renovação Carismática, Halph Carvalho migrou para o PROS - Partido Republicado da Ordem Social, no início de 2016.

Halph Carvalho foi eleito Vice-Prefeito de Arcos em outubro de 2016, ao lado do Prefeito Denilson Teixeira, com quase 11 mil votos. Juntos representam o Poder Executivo, na Gestão 2017-2020, do Governo de Arcos.

Engajado nas causas comunitárias, Halph Carvalho assumiu a vida pública como vocação, encarando a vereança como uma missão, sempre comprometido com a verdade, com a justiça social e com os anseios dos cidadãos. Agora, como Vice-Prefeito, continua a serviço do povo de Arcos, mostrando-se atuante e presente nas ações da administração.